Escolher a melhor cera vegetal para velas não é uma tarefa fácil, pois são tantas opções no mercado e cada uma sempre conta com seus prós e contras. Caso você esteja com dificuldade de acertar nessa escolha, por alguma insegurança, iremos te ajudar! Neste artigo vamos descrever tudo que você precisa saber sobre esse assunto caso você seja consumidora ou produtora de Velas Aromáticas
O que é cera afinal?
Quimicamente falando, a cera nada mais é do que um composto orgânico sólido que tem baixa solubilidade em água. Como discutido em outros artigos do nosso Blog, na verdade, as velas são semi sólidas, pois possuem uma consistência que não é totalmente rígida. De qualquer forma, as moléculas da cera formam uma estrutura bem compacta, o que torna demorado o seu derretimento sob calor.
As ceras são encontradas na natureza na forma vegetal e animal. Também falaremos de um exemplo de cera derivada do petróleo e bastante conhecida por todos os fabricantes de vela: a parafina.
Como aplicações das ceras podemos citar várias como:
- Fabricação de sabão
- Graxa para sapato
- Medicamento
- Fabricação de Vernizes
- Fabricação de Velas
Nesse artigo vamos explicar qual a melhor cera vegetal para velas. Fique com a gente e entenda também por que a cera vegetal é vantajosa para sua oficina de velas.
Cera de parafina: Pós e contras
A parafina trata-se de uma cera de origem mineral e derivada do petróleo. É uma das matérias primas mais conhecidas e baratas para produção de velas artesanais, pois elas se misturam muito bem com a essência do aroma escolhido, exalando um cheiro muito forte. Além disso, absorve facilmente corantes usados para personalizar a sua vela.
No entanto, existem estudos que apontam para alguns compostos quimicamente prejudiciais à saúde liberados pela queima da parafina como, por exemplo: Tolueno e benzeno.
Por isso, incentivamos muito o uso de ceras vegetais que em termos de performance têm cada vez menos ficado distante da parafina e que também tendem a liberar substâncias menos nocivas quando queimadas.
O que é cera vegetal?
As ceras vegetais são cerídeos secretados a partir da cutícula de plantas, usados como um mecanismo fisiológico para controlar a evaporação e a hidratação. Além disso, como matéria prima para velas aromáticas, trata-se de uma alternativa sustentável e amigável ao meio ambiente.
Como exemplo de ceras vegetais, temos:
- Parasói
- Coco damasco
- Palma
- Cera de abelha
- Soja
- Coco
Qual a melhor cera vegetal para velas?
Rufem os tambores pois agora revelaremos que a melhor cera vegetal para Velas Aromáticas é… Depende!
Existem muitos prós e contras que devem ser considerados antes de consumir determinado tipo de cera vegetal. Determinar qual é a melhor cera vegetal para velas depende do que você procura.
Abaixo vamos falar sobre as principais ceras vegetais do mercado.
Cera de soja: Pós e contras
A cera de soja é considerada uma alternativa mais ecológica do que a parafina por ser renovável e biodegradável, apresentando um excelente tempo de queima. Além disso, tem um custo muito acessível para quem tá começando.
Nós da Cadinho começamos a fabricação das nossas velas com essa cera, porém percebemos que essa cera tem um aroma bem sútil e que muitas vezes não se destaca como gostaríamos.
Este não necessariamente é um ponto negativo, pois é uma característica que algumas pessoas preferem, mas caso você queira aromas mais potentes, a cera de soja não é o ideal.
Embora seja uma alternativa mais ecológica, esse tipo de cera alimenta a indústria da soja que, por sua vez, usa e abusa de muitos agrotóxicos em suas plantações.
Benefícios da cera de soja
- Bom tempo de queima
- A soja é renovável e biodegradável
- Custo acessível
- Aroma mais sutil (Depende das preferências do seu nariz)
Cera de coco: Pós e contras
Já a cera de coco, além de ser ecológica e apresentar um excelente tempo de queima, como a cera de soja, ela também tem um aroma mais destacado. No entanto, o custo para trabalhar com cera de coco é mais caro, o que pode impactar na precificação das velas.
Na Cadinho Velas Aromáticas, optamos pela cera de coco, pois queremos garantir que o aroma seja bem percebido pelas nossas clientes.
Diferentemente da cera de soja, o processo de obtenção da cera de coco é orgânico e possui alto rendimento. Por isso, você não precisa se preocupar com os malefícios causados no meio ambiente.
Benefícios da cera de coco
- Excelente aroma
- Bom tempo de queima
- Origem confiável
- Ecológica
Conclusão
A escolha da melhor cera vegetal para velas tem um impacto direto na sua performance e nas características do produto acabado. Para além dessa questão, ressaltamos sempre a necessidade de preservar o ambiente, optando por alternativas renováveis e biodegradáveis (que não são poucas como vimos).
Com base no nosso conteúdo, fique a vontade para escolher qual cera vegetal faz mais sentido tanto se for consumir quanto se for produzir uma vela artesanal. Além disso, compartilhe com a gente as suas impressões e suas experiências com esse assunto. Adoramos ouvir vocês.